terça-feira, 19 de julho de 2016

Olimpíadas: em busca do ouro inédito!

O sonho do ouro olímpico segue firme. Parece que cada ano que passo a seleção brasileira masculina de futebol fica melhor, mas sempre bate na trave. A geração neste ano de 2016 é muito boa, conta com o reforço do já "veterano" Neymar e joga em casa. Rogério Micale, treinador que comandou os meninos durante todos os amistosos, foi mantido (graças a Deus) e convocou uma pré-lista de 35 nomes, da qual saíram 18. Confiram os escolhidos que vão em busca do ouro inédito (já com a numeração oficial):

1 - Fernando Prass (goleiro) - Palmeiras // acima de 23
2 - Zeca (lateral-direito e lateral-esquerdo) - Santos
3 - Rodrigo Caio (zagueiro e volante) - São Paulo
4 - Marquinhos (zagueiro) - PSG
5 - Renato Augusto (meia) - Beijing Guoan // acima de 23
6 - Douglas Santos (lateral-esquerdo) - Atlético-MG
7 - Luan (atacante) - Grêmio
8 - Rafinha (meia) - Barcelona
9 - Gabriel (atacante) - Santos
10 - Neymar (atacante) - Barcelona // acima de 23
11 - Gabriel Jesus (atacante) - Palmeiras
12 - Walace (volante) - Grêmio
13 - William (lateral-direito) - Internacional
14 - Luan Garcia (zagueiro) - Vasco
15 - Rodrigo Dourado (volante) - Internacional
16 - Thiago Maia (volante) - Santos
17 - Felipe Anderson (meia) - Lazio
18 - Uilson (goleiro) - Atlético-MG

SUPLENTES:

19 - Gustavo Henrique (zagueiro) - Santos
20 - Valdivia (atacante) - Internacional
21 - Felipe Vizeu (atacante) - Flamengo
22 - Jean (goleiro) - Bahia

Prass e Jesus: a dupla palmeirense será titular com Micale!

● Um "suplente" entrará caso alguma lesão apareça durante os treinos na Granja Comary (que começam nesta terça-feira).

● Vale lembrar que Renato Augusto e Walace não estavam na lista inicial de 18 jogadores. Eles entraram nos lugares de Douglas Costa (machucado) e Fred (não liberado pelo Shakhtar)

● Fernando Prass (38), Renato Augusto (28) e Neymar (24)  foram os jogadores escolhidos acima de 23 anos.

● Imaginando um time base, teríamos: Fernando Prass, Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio e Douglas Santos; Thiago Maia, Renato Augusto e Rafinha; Gabriel Jesus, Neymar e Gabriel.

● Jogos da primeira fase:

- Brasil x África do Sul (04/08, 16h) - Estádio Mané Garrincha (DF)
- Brasil x Iraque (07/08, 22h) - Estádio Mané Garrincha (DF)
- Brasil x Dinamarca (10/08, 22h) - Estádio Fonte Nova (BA)

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Eurocopa: Título pra Portugal e Cristiano Ronaldo!

Em 2004, Portugal (dono da casa) enfrentava a Grécia na final da Eurocopa. Na ocasião, o favoritismo era dos lusos, mas a "zebra" apareceu. Cristiano Ronaldo, ainda um menino, chorou muito com a perda do título para os gregos. Doze anos depois, CR7, já consagrado, voltaria a chorar em uma final de Euro - primeiro de dor/frustração; depois de alegria. A seleção portuguesa bateu a França (dona da casa) na prorrogação e conquistou seu primeiro título na história - logo uma Eurocopa, o segundo maior torneio de seleções do mundo.

Cristiano Ronaldo ergueu sua primeira taça por Portugal

Mas não foi fácil. A campanha de Portugal não foi brilhante, longe disso. Em sete jogos, a seleção comandada por Fernando Santos venceu apenas um no tempo normal - semifinal contra o País de Gales (2 x 0). Na primeira fase, foram três empates (os lusos se classificaram em terceiro do grupo). Nas oitavas, vitória contra a Croácia na prorrogação (assim como na final); nas quartas, o triunfo diante da Polônia foi conquistado nos pênaltis.

O grande nome da Eurocopa foi o líder Cristiano Ronaldo. Dentro e fora de campo, o camisa 7 protagonizou cenas que demonstravam o quanto ele queria levantar a taça - sua primeira por Portugal. O pior (quase) aconteceu - o craque levou uma entrada de Payet logo aos 24' da primeira etapa e deixou o gramado aos prantos. A França, que já era a favorita, se credenciava ainda mais ao título.

CR7 se machucou logo aos 24' de jogo e desfalcou Portugal em praticamente toda a partida

E como não podia deixar de ser, a final foi intensa, com bola na trave de ambos os lados, lances bonitos, boa participação de Griezmann (craque e artilheiro da competição, 6 gols) e, claro, um heroi inesperado. No 2° tempo da prorrogação, o africano naturalizado português Éder acertou um belo chute de fora da área e marcou o gol mais importante da sua carreira - e também da seleção portuguesa.

Ederzito Antonio Macedo Lopes, ou apenas Éder, nasceu na Guiné-Bissau, país africano com cerca de 1,5 milhão de habitantes. Com apenas 3 anos, mudou-se junto da família para Lisboa. Pouco tempo depois, devido às más condições financeiras dos pais, foi levado para um orfanato em Braga, e logo em seguida para outro em Coimbra, o Lar Girassol. Foi lá que ele cresceu e tomou gosto pelo futebol. Portugal o "adotou".

Éder corre pra comemorar o gol do título - o heroi veio do banco para salvar Portugal

Durante infância e adolescência, Éder quebrou muitos vidros do orfanato com a bola até entrar nas categorias de base do ADC Adémia, onde ficou de 2000 a 2006. Naturalizou-se português e estreou como profissional pelo Oliveira do Hospital, hoje na Quarta Divisão de Portugal. Depois foi para Tourizense (2007), Acadêmica de Coimbra (2008 a 2012), Sporting Braga (2012 a 2015), e foi comprado pelo Swansea City, clube do País de Gales que disputa a Premier League. Aos 28 anos, o clone de Adebayor - como os amigos brincam - está emprestado ao Lille, da França

● O rápido Renato Sanches, que pertence ao Bayern Munique, foi um dos grandes destaques de Portugal. O meia se tornou o jogador mais jovem a ganhar uma Eurocopa (18 anos e 328 dias).


Renato Sanches foi, sem dúvidas, a grande revelação da Eurocopa 2016

● Já o experiente zagueiro Ricardo Carvalho, que pertence ao Monaco, se tornou o jogador mais velho a ganhar uma Euro (38 anos e 53 dias).

● Griezmann se tornou o segundo jogador a perder uma final de Champions League e Eurocopa no mesmo ano (Atlético Madrid/França). Antes dele, o meia Ballack havia conseguido tal "feito" em 2008 (Chelsea/Alemanha). Porém, como consolação, o camisa 7 francês ganhou o prêmio de melhor jogador da competição, além de ser o artilheiro (6 gols).

● Já do lado português, Pepe e Cristiano Ronaldo conseguiram o feito inverso: a dupla foi campeã da Champions e da Euro no mesmo ano (Real Madrid/Portugal) e entrou para um seleto grupo de jogadores. Confira:

Luis Suárez (ESP) - Inter de Milão/Espanha (1964)
Van Breukelen (HOL) - PSV/Holanda (1988)
Ronald Koeman (HOL) - PSV/Holanda (1988)
Van Aerle (HOL) - PSV/Holanda (1988)
Gerald Vanenburg (HOL) - PSV/Holanda (1988)
Wim Kieft (HOL) - PSV/Holanda (1988)
Nicolas Anelka (FRA) - Real Madrid/França (2000)
Christian Karembeu (FRA) - Real Madrid/França (2000)
Fernando Torres (ESP) - Chelsea/Espanha (2012)
Juan Mata (ESP) - Chelsea/Espanha (2012)
PEPE (POR) - Real Madrid/Portugal (2016)
CRISTIANO RONALDO (POR) - Real Madrid/Portugal (2016)


Pepe e Cristiano Ronaldo conquistaram os dois títulos mais importantes do ano - CR7 já é forte candidato a melhor do mundo em 2016

● O zagueiro Pepe se tornou o segundo jogador nascido no Brasil a ganhar uma Eurocopa. O primeiro foi Marcos Senna, pela Espanha (2008).

● Portugal se tornou a primeira seleção da história do futebol a ganhar uma competição (continental ou intercontinental) depois de terminar em terceiro lugar do seu grupo.

● Com a conquista, a seleção portuguesa se garantiu na Copa das Confederações 2017 - vai disputar a competição pela primeira vez.

● A França se tornou a quarta anfitriã a perder uma final de Euro/Mundial. Antes dela, Brasil (Copa 1950), Suécia (Copa 1958) e Portugal (Euro 2004) haviam conseguido tal "feito".

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Eurocopa: Griezmann x CR7, façam suas apostas!

A Eurocopa 2016 vai chegando ao seu final e os craques vão aparecendo. Portugal e País de Gales fizeram um confronto de certa forma inesperado na semifinal. Do outro lado, duas favoritas se cruzaram: Alemanha e França, o duelo da última campeã mundial contra a seleção mais promissora da atualidade. Era difícil apontar os finalistas – os dois jogos eram imprevisíveis. Porém, como eu disse no começo, os craques fizeram a diferença; Portugal, de Cristiano Ronaldo, e França, de Griezmann, farão a final no Stade de France, domingo, às 16h (de Brasília).

- Portugal 2 x 0 País de Gales:

No duelo entre Cristiano Ronaldo x Gareth Bale, melhor para o astro português, que marcou um gol e deu uma assistência, levando Portugal para a final da Euro depois de 12 anos – em 2014 foi vice. Desfalcado de Ramsey, suspenso, o País de Gales entrou bem fechado, com três zagueiros, apostando muito nos contra-ataques. Em um deles, Bale quase abriu o placar. Na segunda etapa, CR7 apareceu: o astro abriu o placar com um gol espetacular de cabeça - subiu no quarto andar. Além disso, o camisa 7 participou do segundo gol: ele chutou de fora da área e acabou dando uma assistência para Nani (novo contratado do Valencia) ampliar. Mesmo com a derrota, parabéns ao País de Gales pela campanha. A seleção galesa não disputava uma Eurocopa desde 1976. Uma Copa do Mundo? Desde 1958.. A geração comandada por Gareth Bale já está na história!

No gol, CR7 subiu 76 centímetros. Como mede 1,85m, ele chegou a altura de 2,61m. Para se ter uma ideia, a altura do travessão é de 2,44m

● Cristiano Ronaldo chegou a 9 gols na história da Eurocopa - igualou Platini como maior artilheiro da história da competição. Confira a lista (lembrando que ainda tem a final):

- Michel Platini – França – 9 gols em 5 jogos
- CRISTIANO RONALDO - Portugal - 9 gols em 20 jogos
- Griezmann - França - 6 gols em 6 jogos
- Alan Shearer – Inglaterra – 7 gols em 9 jogos
- Van Nistelrooy – Holanda – 6 gols em 8 jogos
- Kluivert – Holanda – 6 gols em 9 jogos
- Ibrahimovic – Suécia – 6 gols em 10 jogos
- Henry – França – 6 gols em 11 jogos
- Nuno Gomes – Portugal – 6 gols em 14 jogos
- Milosevic – Sérvia – 5 gols em 4 jogos
- Rooney – Inglaterra – 5 gols em 6 jogos
- Van Basten – Holanda – 5 gols em 9 jogos
- Baros – República Tcheca – 5 gols em 10 jogos
- Klinsmann – Alemanha – 5 gols em 13 jogos
- Fernando Torres – Espanha – 5 gols em 13 jogos
- Zidane – França – 5 gols em 14 jogos

 ● Nessa Euro, CR7 se tornou o primeiro jogador a marcar em quatro edições diferentes da competição:

- 2 gols em 2004
- 1 gol em 2008
- 3 gols em 2012
- 3 gols em 2016

● Cristiano Ronaldo pela seleção portuguesa:

- 132 jogos
- 61 gols (maior artilheiro da história da seleção)
- 23 assistências

- França 2 x 0 Alemanha:

No duelo entre duas das melhores seleções da atualidade (ou seriam as duas melhores?), a dona da casa França contou com Antoine Griezmann para bater a toda-poderosa Alemanha, atual campeã do mundo. O artilheiro francês está crescendo a cada ano e, depois do vice-campeonato pelo Atlético Madrid na Champions, vai tentar levantar a taça da Euro. Temporada incrível do camisa 7! O primeiro gol foi de pênalti: Schweinsteiger colocou a mão na bola em disputa com Evra - Griezmann bateu bem e abriu o placar. A Alemanha não criava com contundência, tinha enorme dificuldade para construir o seu jogo. Aos 27' do segundo tempo, Pogba fez linda jogada, Neuer saiu mal e a bola sobrou pra quem? Griezmann, no lugar certo na hora certa: 2 x 0.

Griezmann, melhor jogador da Euro até aqui, marcou mais dois e chegou a seis na competição - o camisa 7 acabou com a Alemanha

● Antoine Griezmann chegou a 6 gols na atual edição da Eurocopa - é o artilheiro isolado da competição. Confira a lista:

- GRIEZMANN - 6 gols
- Cristiano Ronaldo - 3 gols
- Giroud - 3 gols
- Payet - 3 gols
- Bale - 3 gols
- Nani - 3 gols
- Morata - 3 gols

● Griezzman fez dois gols nas oitavas, marcou um e deu uma assistência nas quartas e deixou mais dois nas semis - uma Euro impressionante do atacante francês.

● Artilheiros em uma só edição de Eurocopa:

- Platini - 9 gols (1984)
- GRIEZMANN - 6 gols (2016)
- Van Basten - 5 gols (1988)
- Shearer - 5 gols (1996)
- Kluivert - 5 gols (2000)
- Milosevic - 5 gols (2000)
- Baros - 5 gols (2014)

Domingo as duas feras podem aumentar seus números! Quem será o grande campeão? A França é favorita..