- Manchester City 1 x 2 Barcelona:
Na partida número 200 do Barça pela UCL, quem brilhou foi Luis Suárez, que voltou a Inglaterra, reencontrou seu carrasco Hart e marcou dois gols. O primeiro deles foi após uma bobeada da zaga do City, já o segundo foi um golaço, mostrando bem o poder de fogo (e de contra-ataque) do Barça. A bola passou praticamente por todo time espanhol, até Messi fazar uma jogada genial no meio de três jogadores de azul e rolar para Alba: o lateral serviu Suárez, que empurrou para o gol.
No 2° tempo, mais dois jogadores sul-americano foram protagonistas: os argentinos Lionel Messi e Sérgio Aguero. O atacante do Manchester City diminuiu, marcando seu 20° gol em UCL (em 37 jogos). Apenas os brasileiros Jardel e Rivaldo precisaram de menos partidas para chegar a marca de 20 gols na competição (33).
Lionel Messi ainda perdeu a chance de praticamente matar o City cobrando um pênalti no último minuto de jogo, mas Hart defendeu a cobrança do craque, que ainda desperdiçou o rebote. Nos últimos 10 pênaltis que Messi bateu, ele errou 5 (contando Barcelona e seleção argentina).
● É o terceiro pênalti que Messi desperdiça em UCL (mesmo número de Cristiano Ronaldo, Figo e Shevchenko). Somente Henry (5) e Van Nistelrooy (4) desperdiçaram mais cobranças.
● Suárez marcou marcou um "doblete" pela primeira vez com a camisa do Barcelona. Artilheiro!
● Suárez marcou CINCO gols nos últimos SEIS chutes contra Hart (times e seleção). Carrasco!
● Há SETE anos o Barcelona não cai em uma oitava de final de UCL. A última vez foi contra o Liverpool, em 2007.
Suárez voltou a Inglaterra e fez seu antigo rival sofrer: dois gols decisivos do uruguaio |
- Juventus 2 x 1 Borussia Dortmund:
Foi um jogo muito disputado na Itália, que ainda está aberto, sem favorito para a volta, na Alemanha. A Juventus abriu o placar no comecinho do jogo com Tevez, que marcou seu gol de número 20 na temporada 2014/15 com a camisa da Juve. Marco Reus, a estrela solitária do time alemão, empatou ainda no 1° tempo, após falha feia de Chiellini, que escorregou no lance, deixando o camisa 11 cara a cara com Buffon.
Aí no 2° tempo apareceu o craque Pogba: o camisa 6 da Juventus deu um belo passe para Morata desempatar e levar a pequena (mas importante) vantagem italiana para a Alemanha.
● Morata marcou o PRIMEIRO gol de um jogador espanhol por uma equipe italiana em mata-matas de UCL (os outros nove haviam sido em fases de grupo).
- Arsenal 1 x 3 Monaco:
Ao lado de City x Barça foi o grande jogo dessa fase. O Monaco, considerado "zebra" por muitos, foi até a Inglaterra enfrentar o Arsenal, que estava em boa fase. Wenger (que já foi técnico do Monaco) armou um time bastante ofensivo, com Cazorla, Ozil, Sanchez, Wellbeck e Giroud. A equipe francesa deu uma verdadeira aula de contra-ataque e conseguiu marcar três gols. Detalhe: em toda primeira fase, o Monaco marcou quatro tentos.
Kondogbia marcou o primeiro, em um belo chute de fora da área, que desviou em Metersacker e enganou Ospina. A tarde não parecia ser do Arsenal e, principalmente, de Giroud. O atacante não acertava uma! Foram seis chutes ao gol e nenhum na direção no gol - um deles foi digno de "Inacreditável Futebol Clube".
O veterano Berbatov marcou o segundo dos franceses no 2° tempo, após contra-ataque rápido. O Arsenal se mandou para o ataque em busca de um gol para aliviar um pouco a barra do segundo jogo e conseguiu: Chamberlain, que havia entrado, bateu bonito de fora da área e diminuiu. Porém, os ingleses queriam mais e se esqueceram do contra-ataque do Monaco, que era fatal. E foi... No último minuto, Ferreira-Carrasco (!) marcou o terceiro dos visitantes e complicou a vida dos Gunners para o jogo de volta, na França.
● O Arsenal é o único time além do Real Madrid a disputar todas as oitavas desde a volta desta fase, em 2003/04. Porém, a equipe de Wenger caiu nas últimas quatro oitavas de final (Bayern 2x, Milan e Barcelona). Rumo a quinta seguida?
● Wenger é o técnico com mais jogos na história do Arsenal (1049 jogos) e do Monaco (266).
● O Monaco levou 4 gols em seus últimos 15 jogos oficiais. Arsenal terá de fazer pelo menos três para se classificar na volta. Páreo duro! A equipe francesa não leva três gols em uma mesma partida desde 2011.
Berbatov marcou seu gol de número 13 na história da UCL e complicou o Arsenal |
- Bayern Leverkusen 1 x 0 Atlético Madrid:
O Atleti, comandado por Simeone, conhecido por ter uma defesa muito sólida, sofreu um gol do Leverkusen e perdeu o primeiro jogo das oitavas. Porém, o placar é completamente reversível na Espanha. Fernando Torres começou a partida no banco.
Çalhanoglu marcou o gol do time alemão, já no 2° tempo. O time espanhol teve alguns problemas na partida, já que Guilherme Siqueira e Saúl saíram machucados e Tiago, volante português, foi expulso na etapa final.
● Moyá, goleiro do Atlético de Madrid, não sofria gols na Champions League há 530 minutos. Çalhanoglu quebrou essa marca. Porém, o espanhol entrou no TOP 10 dos goleiros que ficaram mais minutos sem sofrer gols em UCL. Lehmann é o recordista (853 minutos).
● O Atlético Madrid nunca havia tido um jogador expulso em partidas de UCL. Tiago quebrou essa marca... (foram 42 jogos sem nenhum vermelho).
● Fernando Torres nunca havia jogado uma partida de UCL pelo Atleti. Entrou hoje no 2° tempo!
-
Em Março tem mais Champions! Até lá!