quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Oitavas da UCL: Barça e Monaco vencem fora

Vamos dar sequência aos jogos das oitavas de final da Champions League, a maior competição de clubes do mundo! Na semana passada, tivemos os primeiros quatro jogos. Ontem e hoje, mais quatro. As partidas de volta serão nos dias 10 e 11/03 e 17 e 18/03.



- Manchester City 1 x 2 Barcelona:

Na partida número 200 do Barça pela UCL, quem brilhou foi Luis Suárez, que voltou a Inglaterra, reencontrou seu carrasco Hart e marcou dois gols. O primeiro deles foi após uma bobeada da zaga do City, já o segundo foi um golaço, mostrando bem o poder de fogo (e de contra-ataque) do Barça. A bola passou praticamente por todo time espanhol, até Messi fazar uma jogada genial no meio de três jogadores de azul e rolar para Alba: o lateral serviu Suárez, que empurrou para o gol.

No 2° tempo, mais dois jogadores sul-americano foram protagonistas: os argentinos Lionel Messi e Sérgio Aguero. O atacante do Manchester City diminuiu, marcando seu 20° gol em UCL (em 37 jogos). Apenas os brasileiros Jardel e Rivaldo precisaram de menos partidas para chegar a marca de 20 gols na competição (33).

Lionel Messi ainda perdeu a chance de praticamente matar o City cobrando um pênalti no último minuto de jogo, mas Hart defendeu a cobrança do craque, que ainda desperdiçou o rebote. Nos últimos 10 pênaltis que Messi bateu, ele errou 5 (contando Barcelona e seleção argentina).

● É o terceiro pênalti que Messi desperdiça em UCL (mesmo número de Cristiano Ronaldo, Figo e Shevchenko). Somente Henry (5) e Van Nistelrooy (4) desperdiçaram mais cobranças.

● Suárez marcou marcou um "doblete" pela primeira vez com a camisa do Barcelona. Artilheiro!

● Suárez marcou CINCO gols nos últimos SEIS chutes contra Hart (times e seleção). Carrasco!

 Há SETE anos o Barcelona não cai em uma oitava de final de UCL. A última vez foi contra o Liverpool, em 2007.

Suárez voltou a Inglaterra e fez seu antigo rival sofrer: dois gols decisivos do uruguaio

- Juventus 2 x 1 Borussia Dortmund:

Foi um jogo muito disputado na Itália, que ainda está aberto, sem favorito para a volta, na Alemanha. A Juventus abriu o placar no comecinho do jogo com Tevez, que marcou seu gol de número 20 na temporada 2014/15 com a camisa da Juve. Marco Reus, a estrela solitária do time alemão, empatou ainda no 1° tempo, após falha feia de Chiellini, que escorregou no lance, deixando o camisa 11 cara a cara com Buffon.

Aí no 2° tempo apareceu o craque Pogba: o camisa 6 da Juventus deu um belo passe para Morata desempatar e levar a pequena (mas importante) vantagem italiana para a Alemanha.

● Morata marcou o PRIMEIRO gol de um jogador espanhol por uma equipe italiana em mata-matas de UCL (os outros nove haviam sido em fases de grupo).



- Arsenal 1 x 3 Monaco:

Ao lado de City x Barça foi o grande jogo dessa fase. O Monaco, considerado "zebra" por muitos, foi até a Inglaterra enfrentar o Arsenal, que estava em boa fase. Wenger (que já foi técnico do Monaco) armou um time bastante ofensivo, com Cazorla, Ozil, Sanchez, Wellbeck e Giroud. A equipe francesa deu uma verdadeira aula de contra-ataque e conseguiu marcar três gols. Detalhe: em toda primeira fase, o Monaco marcou quatro tentos.

Kondogbia marcou o primeiro, em um belo chute de fora da área, que desviou em Metersacker e enganou Ospina. A tarde não parecia ser do Arsenal e, principalmente, de Giroud. O atacante não acertava uma! Foram seis chutes ao gol e nenhum na direção no gol - um deles foi digno de "Inacreditável Futebol Clube".

O veterano Berbatov marcou o segundo dos franceses no 2° tempo, após contra-ataque rápido. O Arsenal se mandou para o ataque em busca de um gol para aliviar um pouco a barra do segundo jogo e conseguiu: Chamberlain, que havia entrado, bateu bonito de fora da área e diminuiu. Porém, os ingleses queriam mais e se esqueceram do contra-ataque do Monaco, que era fatal. E foi... No último minuto, Ferreira-Carrasco (!) marcou o terceiro dos visitantes e complicou a vida dos Gunners para o jogo de volta, na França.

● O Arsenal é o único time além do Real Madrid a disputar todas as oitavas desde a volta desta fase, em 2003/04. Porém, a equipe de Wenger caiu nas últimas quatro oitavas de final (Bayern 2x, Milan e Barcelona). Rumo a quinta seguida?

● Wenger é o técnico com mais jogos na história do Arsenal (1049 jogos) e do Monaco (266).

● O Monaco levou 4 gols em seus últimos 15 jogos oficiais. Arsenal terá de fazer pelo menos três para se classificar na volta. Páreo duro! A equipe francesa não leva três gols em uma mesma partida desde 2011.

Berbatov marcou seu gol de número 13 na história da UCL e complicou o Arsenal

- Bayern Leverkusen 1 x 0 Atlético Madrid:

O Atleti, comandado por Simeone, conhecido por ter uma defesa muito sólida, sofreu um gol do Leverkusen e perdeu o primeiro jogo das oitavas. Porém, o placar é completamente reversível na Espanha. Fernando Torres começou a partida no banco.

Çalhanoglu marcou o gol do time alemão, já no 2° tempo. O time espanhol teve alguns problemas na partida, já que Guilherme Siqueira e Saúl saíram machucados e Tiago, volante português, foi expulso na etapa final.

● Moyá, goleiro do Atlético de Madrid, não sofria gols na Champions League há 530 minutos. Çalhanoglu quebrou essa marca. Porém, o espanhol entrou no TOP 10 dos goleiros que ficaram mais minutos sem sofrer gols em UCL. Lehmann é o recordista (853 minutos).

● O Atlético Madrid nunca havia tido um jogador expulso em partidas de UCL. Tiago quebrou essa marca... (foram 42 jogos sem nenhum vermelho).

● Fernando Torres nunca havia jogado uma partida de UCL pelo Atleti. Entrou hoje no 2° tempo!

-

Em Março tem mais Champions! Até lá!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Oitavas da UCL: só o Real larga na frente!

Começaram as oitavas de final da Champions League, a maior competição de clube do planeta! Semana que vem ainda teremos Manchester City x Barcelona, Juventus x Dortmund, Arsenal x Monaco e Leverkusen x Atlético Madrid. Nos jogos de hoje e ontem, apenas o Real venceu. Tivemos três empates nas outras três partidas.



- PSG 1 x 1 Chelsea:

O Chelsea abriu o placar com o zagueiro-artilheiro Ivanovic (3 gols nos últimos 5 jogos). Incrível como o sérvio faz gols importantes! Cavani, que chegou ao seu gol de número 15 na história da ULC, empatou o jogo, deixando a decisão para Londres.

O PSG teve o desfalque do brasileiro Lucas, que ficará sete semanas parado, perdendo também o jogo de volta.

● Cavani é o 7º jogador que precisou de menos partidas (23) para marcar 15 gols em UCL. Messi e CR7, por exemplo, precisaram de mais. A lista dos mais rápidos é essa:

19] Van Nistelrooy e Soldado
21] Del Piero, Inzaghi e Litmanen
22] Shevchenko
23] CAVANI

● Ibrahimovic NUNCA marcou gol em uma partida contra um time comandado por Mourinho (7 jogos, 0 gol).

O defensor Ivanovic tem 303 jogos com a camisa do Chelsea. São 29 gols e 29 assistências. Nada mal..

- Shakthar 0 x 0 Bayern:

Mesmo o jogo sendo na Ucrânia, podíamos dizer que o Bayern era grande favorito. O time de Guardiola vem forte no Campeonato Alemão, liderando com folgas e apresentando um futebol bonito. Já o Shakthar fez uma boa primeira fase muito por conta do grupo fraco. O time ucraniano veio fazer a pré-temporada no Brasil e perdeu até do Bahia na Fonte Nova.

O Bayern de Munique teve sua vida dificultada depois que Xabi Alonso foi expulso. Com seis brasileiros titulares, o Shakthar não conseguiu fazer o gol..No jogo de volta, o Bayern deve sobrar na Alemanha.

● Xabi Alonso conseguiu ser expulso em seu jogo de número 100 na UCL. Ele se tornou o 25° jogador (7° espanhol) a atingir essa marca.

Os outros espanhóis:

146] Xavi
144] Casillas
142] Raúl
115] Puyol
106] Valdés
100] Iniesta
100] XABI ALONSO

O único brasileiro na lista de "centenários" em UCL é o ex-lateral esquerdo Roberto Carlos (120 jogos).

● Como disse, o Shakthar jogou com SEIS brasileiros titulares em um mata-mata de Champions League. ISSO NÃO É UM RECORDE. O Benfica jogou com SETE em 2006 contra o Liverpool.(Moretto, Alcides, Luisão, Anderson, Léo, Beto e Geovanni).



- Basel 1 x 1 Porto:

Na partida mais "avulsa" dessas oitavas, o Porto arrancou um grande empate contra o Basel, fora de casa. E o gol foi de um brasileiro: Danilo, ex Santos, de pênalti. Gonzalez havia aberto o placar para o time suíço. Os portugueses devem vencer em casa e se classificar, isso se o Basel não aprontar mais uma vez. O volante Casemiro, ex São Paulo e Real, teve um gol anulado que gerou polêmica.

● O Basel, mesmo atuando em casa, não foi bem no jogo: chutou apenas UMA vez ao gol português.

● O lateral Danilo, que vem sendo convocado por Dunga, marcou seu segundo gol por competições internacionais: o primeiro havia sido em 2011, pelo Santos, contra o Kashiwa Reysol, no Mundial de Clubes daquele ano. Curiosamente, o gol também foi de bola parada, mas de falta.

Cristiano Ronaldo venceu seus últimos 14 jogos de UCL: mais um recorde histórico do português, que tem a maior sequência

- Schalke 0 x 2 Real Madrid:

E finalmente temos um vencedor, o todo-poderoso Real Madrid, que é líder do Espanhol e tem o atual melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, marcando gol de novo. O jejum do português já durava "inacreditáveis" três jogos. Na atual UCL, 6 gols em 7 jogos. 

Marcelo, com um golaço de perna direita, ampliou no 2° tempo e deixou as chances de classificação do Schalke praticamente nulas. Lembrando que o Real ainda jogou sem Sérgio Ramos, James Rodriguez e Modric, que seguem machucados.

Destaque para a estreia como titular do volante Lucas Silva, ex Cruzeiro, que demonstrou muita personalidade e fez o feijão com arroz ali no meio, sem comprometer.

● Cristiano Ronaldo fez seu gol de número 73 na Champions League. É o segundo maior artilheiro da história da competição, atrás apenas de Messi (75). Porém, se levarmos em conta apenas partidas de mata-mata na UCL, o português é o maior artilheiro (35 gols). Decisivo!

● CR7 também é o jogador que mais venceu partidas de mata-mata na UCL (28 vitórias em 50 jogos).

● Lucas Silva se tornou o 419° jogador brasileiro a atuar na UCL. Apenas franceses (427) e espanhóis (420) jogaram mais.

-

Aguardamos os jogos da semana que vem! Só pra constar, todos esses dados são do grande Alexis "Misterchip", que é uma espécie de PCV espanhól. Hahaha Pesquisem sobre ele!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

#JesusNoPaulista

A campanha começou no Instagram e agora vou postá-la no blog.

Seguinte: cada equipe pode inscrever 28 jogadores no Campeonato Paulista de 2015. Que esse regulamento é ridículo todos sabem, mas devemos aplaudir o presidente Aidar, do São Paulo, que foi o único dentre os grandes a ir contra essa ideia. Paulo Nobre, por exemplo, assinou a favor.

O Palmeiras contratou muito para a temporada, é verdade. Alguns reforços até desnecessários, como Ryder e Victor Ramos. O primeiro já está inscrito no Campeonato Paulista por Oswaldo de Oliveira. SIM, mesmo com Allione, Robinho, Alan Patrick, Zé Roberto (que pode atuar ali) e Dudu (idem), além de Valdívia e Cleiton Xavier, que serão inscritos, o RYDER também foi. Queimamos uma inscrição.

● Os 21 inscritos até aqui (faltam sete):

Goleiros: Fernando Prass e Jailson

Laterais: João Paulo, Zé Roberto, Lucas e Victor Luis

Zagueiros: Vitor Hugo, Jackson e Tobio

Volantes: Gabriel, Amaral e Renato

Meias: Ryder, Allione, Robinho e Alan Patrick

Atacantes: Cristaldo, Leandro Pereira, Maikon Leite, Rafael Marques e Dudu.

Valdivia, Cleiton Xavier, Aranha e Arouca são mais quatro vagas certas no Paulista

Após a derrota para o Corinthians em plena Allianz Parque (a segunda seguida em casa), Oswaldo disse o seguinte sobre Gabriel Jesus:

"Ele provavelmente não será inscrito. Gosto muito dele, vem treinando muito bem, vejo muita ambição no garoto, mas, infelizmente, com esse limite de 28 inscrições, dificilmente vou poder inscrevê-lo."

Aí fica a pergunta: quais serão os outros sete inscritos? O Palmeiras tem que completar a relação de 28 atletas até dia 10 de fevereiro (ou seja, amanhã).

Valdivia (que se recupera de lesão), Cleiton Xavier, Aranha e Arouca (que aprimoram a forma física) serão inscritos. Faltam três vagas. Elas devem ser compostas por Nathan (Z) e João Paulo (LD), que estavam na seleção sub-20, eeee... Victor Ramos? Andrei Girotto? Sim, a vaga deve ficar com um deles (na cabeça de Oswaldo).

Com Nathan, teríamos quatro zagueiros (Nathan, Vitor Hugo, Jackson e Tobio), além de Amaral, que pode ser improvisado na zaga. Precisa de Victor Ramos? No ataque, temos Maikon Leite e Rafael Marques que jogam mais aberto. Repito: tem vaga para o Jesus!

Se o Maikon Leite ganhou a chance de atuar como TITULAR contra o CORINTHIANS... acho que Gabriel Jesus merece alguns minutos contra Rio Claros e Capivarianos da vida.. Ou não? #JesusnoPaulista

Campanha feita pelo Instagram do blog @palmeiras_info. Sigam lá!

http://instagram.com/palmeiras_info/

#JESUSNOPAULISTA

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

A janela de inverno do futebol europeu!

A janela de transferências de vários países da Europa se fechou nesta segunda-feira. Com o Fair Play Financeiro, estipulado pela Uefa, as equipes deixaram de gastar exageradamente - e isso pode ser comprovado pelas contratações mais modestas.

O Barcelona só poderá voltar as compras em janeiro de 2016. O time espanhol foi considerado culpado pela FIFA por infringir regulamento na contratação de jogadores estrangeiros menores de idade.

O rival Real Madrid, por sua vez, parece não ter infringido nenhum regulamento ao contratar o jovem norueguês Martin Odegaard, de 16 anos.

Quem movimentou o último dia de janela foi o Chelsea: os ingleses, que são líderes da Premier League e contam com o melhor elenco da Inglaterra, contrataram o polivalente Cuadrado, que fez ótima Copa do Mundo pela Colômbia. O ex-jogador da Fiorentina tem as mesmas características de Willian, brasileiro que está em ótima fase. 

● Desde 2012/13, Cuadrado completou 279 dribles na Serie A. Só Hazard (303) tem mais no período na Premier League.

Por outro lado, os Blues perderam o alemão Schurrle, um dos carrascos do Brasil na Copa do Mundo. O atacante vai jogar no Wolfsburg por € 32 milhões.


Cuadrado foi a contratação mais cara dessa janela de inverno: € 33,4 milhões

E tem brasileiro entre os mais caros! Lucas Silva, revelação do Cruzeiro e bicampeão brasileiro, foi contratado pelo Real Madrid por € 13 milhões (R$ 40,17 milhões). O zagueiro Gabriel Paulista, que foi muito bem no Villareal, foi adquirido pelo Arsenal por € 15 milhões (R$ 46,35 milhões).

Victor Valdes, sumido após sua saída do Barça, apareceu no Manchester United para ser reserva de De Gea, um dos melhores goleiros do mundo na atualidade. 

● Valdes é um multicampeão por Barcelona e seleção espanhola. A nova contratação do Manchester já ganhou nada menos que seis campeonatos espanhóis, três Champions League, dois Mundias de Clubes e uma Copa do Mundo, entre outros. São 26 títulos ao todo na carreira. Impressionante!

Samuel Eto'o também está de time novo! O camaronês, companheiro de Valdes no Barça por vários anos, vai jogar na Sampdoria - pelo menos essa é a ideia... As notícias que circularam hoje pelos jornais italianos é que Eto'o já faltou ao treino da tarde e está alegando que não quer treinar em dois períodos. Será que sai sem jogar?

A Inter de Milão, tentando espantar a má fase, conseguiu dois bons jogadores por empréstimo - Podolski (Arsenal) e Shaqiri (Bayern). Os dois, que eram coadjuvantes em suas equipes, chegam na Itália com status de estrelas.

Shaqiri, Podolski, Valdes, Eto'o e Lucas Silva estão de clubes novos para a sequência da tremporada europeia

Quem voltou pra casa - e já jogou - foi Fernando Torres. O atacante retornou ao Atlético de Madrid para tentar retomar sua carreira, que quase foi por água a baixo após passagens apagadas por Chelsea e, principalmente, Milan - que emprestou o jogador para o time espanhol. Em troca, os italianos receberam o atacante Cerci.

E não é que Torres se sente bem mesmo em Madrid? O "El Niño" já marcou três gols em sete jogos pelo Atleti desde que retornou.

● Todos os três gols de Fernando Torres pelo Atlético de Madrid na sua volta foram marcados ANTES do primeiro minuto de jogo e foram contra Real Madrid (2) e Barcelona (1). Incrível!

Na sua volta, Fernando Torres já fez três gols, todos antes do 1° minuto de jogo e contra os principais rivais, além de arrumar confusão com Neymar. Chegou com tudo!

Confira a lista das principais contratações dos times europeus na janela de inverno:


Dias 17 e 18 de fevereiro a Champions League está de volta! Tudo sobre a principal competição de clubes do mundo neste blog!