Os duelos foram definidos nesta terça. Os jogos de ida serão nos dias 21 e 22 de agosto e os de volta, nos dias 28 e 29:
Luverdense, Santos, Inter, Palmeiras, Fluminense, Nacional-AM, Botafogo e Cruzeiro jogam a primeira em casa |
Corinthians x Luverdense: O Timão foi um dos times que deram mais sortes no sorteio. O time de MT ganhou quatro em oito jogos.na série C do Brasileiro. Eliminaram o Fortaleza na fase anterior. Além do time fraco, o Corinthians deu sorte também pela viagem mais curta, já que poderia ter pego um Nacional-AM, por exemplo. O time de Tite poderá pensar na Copa do Brasil apenas nas quartas e se concentrar no Brasileiro por enquanto.
Grêmio x Santos: Duelo até certo ponto equilibrado. O Santos ainda terá um tempo para se recuperar do baque de 8 x 0 para o Barcelona e Claudinei terá tempo para ajustar o time. Jogadores como Thiago Ribeiro e Cicinho devem ganhar vaga entre os titulares na sequencia do Brasileiro e serão importantes na Copa do Brasil. O Grêmio, com vários medalhões, como Barcos, Zé Roberto, Elano e Vargas, é o favorito, mas depende da regularidade desses jogadores. Barcos, por exemplo, não vem fazendo boa temporada e Zé Roberto está machucado atualmente. No título santista em 2011, o time da Baixada passou pelos gaúchos na semifinal.
Internacional x Sangueiro: Outro grande que deu sorte. O time de PE joga a série D atualmente e venceu três em cinco partidas até o momento na competição. O Inter, um dos favoritos a vencer a competição, foi a equipe que melhor contratou, repatriando jogadores como Scocco e Alex. Assim como o Corinthians, passa com tranquilidade.
Palmeiras x Atlético-PR: O Verdão vem sobrando na série B do Campeonato Brasileiro. Talvez falte um parâmetro para sabermos se os comandados de Gilson Kleina possuem time para bater um time de primeira divisão. O Atlético vem num embalo de quatro vitórias seguidas na série A, vencendo, inclusive, o Atlético-MG no Independência. O Palmeiras, atual campeão da Copa do Brasil, conta com a boa fase do time todo, mas especialmente do trio Valdívia, Leandro e Alan Kardec, e, ao meu ver, briga de igual pra igual com os "times de série A". A briga vai ser dura.
De um lado da chave, temos os três paulistas e os dois gaúchos.. |
Goiás x Fluminense: Agora, com Luxa, o time carioca tenta buscar um equilíbrio dentro de campo. Parece que o Flu deixou de empolgar o torcedor. Porém, se contar com a inspiração de Fred, já tem meio caminho andado. O Goiás pode levar vantagem por decidir em Goiânia, onde é muito forte. Atenção especial com Walter, que mesmo um pouco acima do peso, sabe fazer gols. Para mim, Fluminense tem ligeira vantagem.
Vasco x Nacional-AM: Por fim, o último grande "sortudo". O Vascão deve sofrer apenas com a longa viagem até Amazonas. Na quarta divisão, o Nacional perdeu três em cinco jogos e sofreu 10 gols. Eliminou os desinteressados Ponte Preta e Coritiba anteriormente. Já o time carioca vem montando uma base, e ao lado do Inter, foi a equipe que melhor contratou para o segundo semestre. Nomes como Juninho Pernambucano e André estão desequilibrando. O Reizinho da Colina principalmente. Gênio nas bolas paradas e na liderança. O time ainda conta com os reforços de Fagner (que precisa jogar) e Guiñazu (que se machucou na estreia).
Atlético-MG x Botafogo: Para mim, o duelo mais equilibrado das oitavas. Nunca se sabe até que ponto o Galo vai estar interessado na Copa do Brasil, já que tem vaga na Libertadores garantida, mas se passar pelo Bota, são grandes as chances de um clássico mineiro nas quartas, e aí a obrigação é passar pelo rival. A vantagem de Cuca e seus comandados é jogar a decisão no Independência, palco sagrado este ano. Por outro lado, o Fogão está em alta. Comandado por Seedorf, a equipe atualmente é líder do Brasileirão. Conta ainda com a ótima fase da dupla de ataque Vitinho e Rafael Marques, além de um conjunto muito bom. Briga muito dura, mas aposto no Galo.
Flamengo x Cruzeiro: Outro duelo equilibradíssimo. O Cruzeiro, bem treinado por Marcelo Oliveira desde o começo do ano, enfrenta um Fla do recém chegado Mano Menezes, que ainda tenta implantar seu trabalho. Apesar de novo, o time é bem conhecido entre si. Felipe, Chicão, André Santos e Elias já foram comandados por Mano no Corinthians, além de Carlos Eduardo, no Grêmio. Com uma boa safra de jovens mais Marcelo Moreno como matador na frente, a equipe carioca pode surpreender. Porém, o favorito é o Cruzeiro, que briga pelas cabeças na série A, e conta com um time muito esforçado e bom nas bolas aéreas. Luan, Dedé, Bruno Rodrigo e Nilton que o digam.
...e do outro, os quatro cariocas e os dois mineiros |
Ainda bem que temos a Copa do Brasil como mata-mata. Confrontos emocionantes estão por vim nos próximos meses. Façam suas apostas!