sexta-feira, 25 de maio de 2012

Isso é Libertadores!

Essa semana foi especial para o futebol. Muita decisão, muitos jogos espetaculares na quarta e na quinta feira! Enquanto Palmeiras e São Paulo (que irão fazer as semifinais da Copa do Brasil contra Grêmio e Coritiba, respectivamente) passaram sem dificuldades, Santos, Fluminense, Vasco e Corinthians sofriam até o último minuto na Libertadores. Até o último minuto mesmo! Aliás, por incrível que pareça, o Timão foi o time que se classificou com mais "folga" dentre os semifinalistas, com um gol aos 42min do 2° tempo. O Flu foi eliminado pelo Boca com um gol aos 45min da segunda etapa, enquanto Santos e Universidad de Chile precisaram dos pênaltis para avançar.

Ontem na Vila, uma prova de fogo para o Santos. O time de Neymar e cia havia perdido por 1 x 0 na Argentina e teria de reverter o placar em casa. Coisa que o time já havia feito nas oitavas, contra o Bolivar, porém o Vélez é um time muito mais encardido, bom na marcação e que armou um verdadeiro ferrolho na Vila. Peruzzi, de 19 anos, foi o marcador da vez de Neymar. E o menino foi bem, não desgrudou do camisa 11. Ou melhor, desgrudou uma única vez, no 1° tempo. Resultado: em velocidade ele entra na área, dribla e é tocado pelo goleiro Baroveiro, que é expulso. O reserva Montoya teve de entrar no lugar do atacante Obolo. E no 2° tempo, com um a mais, o Santos tentou atacar mais, mas estava difícil. A defesa do Vélez, sempre bem postava não dava espaço. O time da Vila apenas tocava de lado esperando uma boa chance. Aos 30 minutos: Alan Kardec saiu na cara do gol, mas perdeu, batendo em cima de Montoya, que fez a defesa. Porém o camisa 19 santista teria outra chance logo em seguida, aos 32min, quando o ídolo santista Léo, que havia entrado no lugar do discreto Juan, pegou a bola, tabelou com Ganso e rolou pra Kardec se redimir e marcar o gol do Peixe: 1 x 0. A decisão foi para os pênaltis. Alan Kardec, Ganso e Elano marcaram para o Santos, enquanto Canteros (que havia entrado só para bater) e Papa (Rafael defendeu) perderam para o Vélez. E foi o gigante Léo quem marcou o da classificação logo em seguida! 4 x 2 para o Peixe nos pênaltis, mostrando que a equipe também sabe jogar um futebol com raça e disposição, além da já conhecida técnica, demonstrada sempre por Neymar, Ganso e cia.

Léo comemora o gol feito por ele de pênalti, o da classificação santista.

E o adversário do Santos foi conhecido já na quarta. O Corinthians decidia a vaga no Pacaembu, contra o Vasco, após empatar o primeiro jogo por 0 x 0 no Rio. O Timão com seu jogo de sempre, sólido na defesa e com bom toque de bola, jogando com cara de Libertadores, porém quase sempre deixando o jogo "chato". E foi o que aconteceu no 1° tempo em SP (como também havia acontecido nos dois tempos no Rio). A emoção ficou para o segundo tempo... E se com o Corinthians sempre tem emoção, imagina em jogo de Libertadores contra um bom time como o do Vasco? Temos que lembrar que o Corinthians sofreu apenas 2 gols em 10 jogos da Libertadores, uma defesa quase intransponível, que dificilmente comete erros. Mas aconteceu nesta quarta. Com Alessandro, que era o último homem e despachou a bola em cima de Diego Souza, que do meio do campo, saiu na cara do gol de Cássio. A chance do jogo. Mas ele desperdiçou. O camisa 10 vascaíno escolheu chutar no canto, mas o goleiro do Timão fez uma bela defesa, botando pra escanteio. Nesse escanteio, cabeçada na trave de Nilton. Duas chances claras de gol contra uma equipe que dificilmente toma essa pressão. O Vasco pareceu gastar todas suas forças nestes lances. Já o Corinthians foi pra cima: bola na trave Emerson. Sofrimento de ambos os lados, as defesas se desdobravam para tirar tudo lá atrás, até um escanteio aos 42min mudou a história do jogo e das quartas de final. Alex cobrou e Paulinho subiu mais que tomo mundo: 1 x 0 e festa para os mais de 36 mil pagantes no Pacaembu. O Corinthians está classificado, e agora pega o Santos nas semifinais, em dois jogos que prometem ser os jogos do ano. O Santos com um ataque poderosíssimo, e o Timão com a melhor defesa da competição disparado.

Paulinho corre pra comemorar seu gol, o da classificação corintiana.

Do outro lado da chave também tinha outro grande duelo: Fluminense x Boca Juniors. O time argentino havia vencido o o primeiro jogo por 1 x 0 em casa e teria de segurar o Flu no Engenhão. O time carioca não contou com Fred e Deco em ambas as partidas, o que dificultou muito a vida da equipe. Porém aos 17min do 1° tempo, parecia que tudo iria dar certo. Uma falta de longe para o Fluminense cobrar. - Um dia antes, Carleto (que iria substituir Carlinhos) disse em uma entrevista coletiva que seu pai havia dito para ele que tinha sonhado com um gol de falta dele. - Carleto tomou distância e bateu forte. A bola desviou na barreira e enganou o goleiro do Boca: 1 x 0 para o Flu, com um gol que daria uma bela história aos noticiários caso a equipe se classificasse. No 2° tempo, o Flu pressionou. Rafael Moura teve uma chance clara de fazer o segundo gol, cortou o zagueiro, mas demorou muito pra bater. Schiavi acabou tirando. Parecia que iriamos para os pênaltis, até que aos 45min, o craque Riquelme (que estava sumido do jogo) resolveu aparecer. Passe genial para Rivero, que saiu na cara de Diego Cavallieri. Ele bateu cruzado, a bola tocou na trave, voltou, Diego ainda acabou tocando ela, mas ela voltou para Santiago Silva empurrar pro gol. O Engenhão ficou calado, jogadores do Flu pareciam nãoa creditar, mas aconteceu: o time carioca foi desclassificado. O Boca fará a outra semifinal contra a Universidad de Chile, que venceu o Libertad nos pênaltis, após dois jogos terminados em 1 x 1.

Uma das imagens da rodada: Santiago Silva corre pra comemorar o gol da classificação, enquanto Thiago Neves lamenta

Que rodada! As semifinais irão acontecer daqui 3 semanas. Tempo para as equipes refrescarem a cabeça depois de uma rodada tão emocionante. E de tão incrível que foram os jogos, o post termina com as capas de dos jornais Lance! e Olé, um brasileiro e outro argentino, que descrevem perfeitamente a emoção da classificação do Corinthians e do Fluminense. Façam suas apostas para as semifinais!

Capas do Diário Lance! e Olé desta quinta-feira retratam bem a emoção dos jogos do Timão e do Boca

domingo, 20 de maio de 2012

A Europa é azul!

Sábado, 19 de maio de 2012, o dia em que até Barack Obama fez questão de dar uma pausa em um encontro que estava ocorrendo nos Estados Unidos com os países do G8 para assistir uma partida de futebol. Mas não era qualquer partida... final de Champions League é uma vez por ano, e mesmo quem não gosta muito de futebol europeu sempre para pra ver!

De um lado o Chelsea, que conseguiu a façanha de eliminar o todo-poderoso Barcelona nas semifinais, um time que jamais havia vencido uma Champions, e têm um timaço já alguns anos, muito por causa dos bolsos do magnata Roman Abramovich. Uma equipe que não tem vergonha de jogar defensivamente, mostrando sempre muita garra nas partidas. E do outro, o Bayern Munique, equipe que eliminou o Real Madrid na semi, já conquistou quatro Champions League, uma equipe mais tradicional e que joga mais bonito, pra frente.

Em campo, as duas equipes fizeram um !° tempo fraco, sem muitas chances de gol. Ambas estavam desfalcadas de jogadores importantes, como Ramires e Terry pelo lado do Chelsea, e Luiz Gustavo pelo lado do Bayern. Os blues, recuados, não davam espaço ao time alemão, que praticamente não conseguiu criar chances de gol.

Porém tudo que não aconteceu no 1°, aconteceu no 2° tempo. O Bayern começou melhor. Logos aos 8min, Ribéry marcou, mas estava em posição irregular. Nas poucas chances de gol de cada time, os goleiros se mostravam seguros. Cech pelo lado inglês e Neuer pelo lado alemão. Dois dos melhores goleiros do mundo atualmente, que ainda iriam participar muito mais do jogo a partir da prorrogação. Aos 36min, Muller, aproveitando cruzamento de Schweinsteiger abriu o placar, deixando o Bayern muito próximo do título. Porém o Chelsea têm em seu time um jogador daqueles diferenciados, craque, que sempre decide: Drogba. Aos 43min, o marfinense aproveitou cobrança de escanteio pra empatar e levar o jogo pra prorrogação: 1 x 1.

Thomas Muller abriu o placar para o Bayern, porém logo depois Drogba empatou, levando o jogo para prorrogação.

Drogba, que até então era herói, teve um momento de vilão logo no comecinho da prorrogação: ele cometeu pênalti bobo em Ribéry. O marfinense aliás, já havia cometido um pênalti em Fábregas nas semifinais, que Messi acabou errando. E como todo craque também precisa de um pouco de sorte, Robben, assim como o camisa 10 do Barça desperdiçou a cobrança: Cech defendeu. Os técnicos tentaram algumas mudanças (Olic pelo lado do Bayern e Torres pelo lado do Chelsea), mas o placar não saiu do 1 x 1 e a partida foi para os pênaltis.

Enquanto Lahn marcou o primeiro para o Bayern, Neuer defendeu a cobrança de Mata. O goleiro, aliás, bateu e fez pelo lado alemão, assim como Mario Gomez. Olic acabou perdendo: Cech defendeu. Pelo lado inglês, David Luiz, Lampard e Ashley Cole marcaram: 3 x 3 e faltavam Schweinsteiger e Drogba. O alemão bateu de forma estranha, com uma meia paradinha e a bola acabou batendo na trave, após leve desvio de Cech. E o craque marfinense, que de vilão não tem nada, acabou sendo o herói também nos pênaltis: goleiro de um lado, bola no outro, e 4 x 3 para o Chelsea nas cobranças. O clube inglês se tornou pela primeira vez campeão da Champions League!

Drogba converte a última cobrança: o marfinense foi o herói da decisão.

Sem dúvida, Drogba e Cech foram os donos da final. O atacante, sempre decisivo, empatou o jogo no finalzinho do !° tempo, levando o jogo pra prorrogação, e ainda converteu o último pênalti. Já o goleiro tcheco fez uma UCL muito segura, salvando os blues em diversas oportunidades. Na final, defendeu o pênalti de Robben na prorrogação, fazendo com que a partida fosse para os pênaltis, onde brilhou mais uma vez, defendendo duas cobranças. O título do Chelsea foi o título da raça, da garra, de um time que possui um estilo de jogo que pouca gente gosta: de muita marcação e pouco brilho ofensivo. Porém essa geração dos blues já merecia um título desse calibre a muito tempo. Jogadores como Terry, Lampard e os próprios Drogba e Cech já faziam parte do elenco a um bom tempo, sendo todos jogadores que tem muita história no futebol e no clube inglês, e que mereciam erguer o troféu mais importante da Europa. Também não podemos esquecer de Ramires. O brasileiro foi fundamental na vitória do Chelsea sobre o Barcelona e escolhido pelos companheiros de clube como o melhor jogador da temporada. Parabéns também ao técnico Roberto Di Matteo, que foi de interino a campeão europeu. Com certeza se garantiu no cargo de vez.

É a primeira vez que o Chelsea fatura a Champions League em sua história.

E no final do ano tem Mundial... quem será o adversário do Chelsea? Enquanto aqui na América a decisão é só no mês que vêm, a Europa se pinta de azul! 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

É, campeão!

No final de semana passado tivemos alguns campeões pelo mundo e o jogo de ida das finais aqui pelo Brasil. Praticamente todos estaduais a serem decididos, além do Campeonato Inglês, onde os dois times de Manchester brigavam pelo título. E essa história deixo pro final...

No Morumbi, um título já anunciado, talvez nem pelo jogo da semana passada, vencido já por 3 x 0 pelo Santos, mas pelo que vêm fazendo Ganso, Neymar e cia com a camisa do peixe. O título do Guarani foi ter chegado a final, e diga-se de passagem, um grande Paulistão feito por Fabinho, Domingos, Fumagalli e Oziel. Sem esquecer do técnico Vadão, eleito o melhor técnico do campeonato. No 2° jogo, o Santos já começou fazendo logo a 1min de jogo, com Alan Kardec. Neymar deu passe pra Elano, que não foi fominha e serviu o camisa 9 santista. Logo depois, um susto: Rafael falha e solta a bola nos pés de Fabinho, que empata o jogo. A final estava aberta, bonita de se ver. Neymar colocou o Santos a frente novamente de pênalti, mas em nova falha da defesa santista, dessa vez do zagueiro Durval, o Bugre empatou denovo, com Bruno Mendes. A partir daí o Santos deu uma segurada no ritmo. Mas pra quem tem Neymar no time é difícil dar essa segurada. No 2° tempo, o artilheiro do Paulistão fez seu 20° gol na competição, após grande jogada de Juan pela esquerda. E pra fechar, Alan Karder, após grande passe de Ganso, driblou o goleiro Emerson e bateu: 4 x 2 para o Santos, Tricampeão Paulista. Desde 2010, o Peixe ganhou 3 Paulistas, 1 Copa do Brasil e 1 Libertadores, tendo bola para ganhar cada vez mais títulos nos anos seguintes (e ainda este ano).

Neymar corre pra comemorar um de seus gols: como sempre, decisivo.

Em meio a tanta comemoração santista, há alguns destaques que não podemos deixar de citar. Elano, por exemplo, cresceu muito de produção durante o ano, ganhou a vaga de Ibson e se tornou um dos líderes da equipe dentro de campo. Jogador fundamental na reta final do Paulista e também na Libertadores. Alan Kardec foi talvez uma das grandes surpresas deste ano. Ele ganhou a briga pela camisa 9 do Peixe de Borges, simplesmente o artilheiro do Brasileirão do ano passado. E fez dois gols na finalíssima, além de ter feito seus golzinhos também na Libertadores. Durval é talvez o caso mais interessante: o zagueiro santista, que está sempre calado, foi ganhando seus títulos durante os anos sem nenhum alarde, e esse Paulista foi o 10° título estadual seguido do zagueiro. Impressionante! E o que falar de Neymar? O craque santista está facilmente entre os melhores jogadores do mundo na atualidade, já marcou mais de 100 gols na carreira, ganhou cinco títulos pelo Santos, é titular absoluto e o craque da Seleção Brasileira, esperança do Brasil nas Olimpíadas e na Copa do Mundo de 2014. Tudo isso com apenas 20 anos de idade! Se o camisa 11 santista ganhar essas competições, principalmente a Copa aqui no Brasil, certamente se juntará ao nível de Ronaldo, Romário, Zico...

Neymar, Edu Dracena e Durval com a taça.
-

No Rio, uma história parecida com a de São Paulo. O Fluminense havia conseguido uma larga vantagem de 4 x 1 sobre o Botafogo no jogo de ida, pela final do Cariocão. E assim como o Peixe, venceu novamente. O Flu foi mais econômico: 1 x 0. Sem Fred, e com Deco saindo de campo ainda no 1° tempo machucado, o tricolor carioca sofreu uma pressão muito grande do bom time botafoguense, mas aos 17min do segundo tempo, Rafael Moura, após grande jogada de Carlinhos, empurrou para o gol, assegurando o título do Fluminense, que ganhou seu 31° estadual. O título aliás, dá uma injeção de ânimo no Flu para Libertadores. O time terá uma duríssima missão pela frente: encara o Boca Juniors, em dois jogos que prometem ser muito duros. Desde o ano passado fazendo boa campanha, o time de Abel Braga montou um timaço para esta temporada, talvez o melhor se tratando de elenco, e têm tudo para se impor frente ao Santos no Brasileiro e até mesmo na Libertadores, onde os dois podem se enfrentar numa eventual decisão. Fred, Deco, Thiago Neves, Rafael Sóbis, Rafael Moura, Wellington Nem e Wagner são alguns nomes que comprovam que a frente do Flu é uma das melhores do Brasil.

Fluminense comemora seu 31° título estadual
-

Em outras final espalhadas pelo Brasil, destaque para Minas Gerais e Rio Grande do Sul, onde Atlético Mg e Internacional ganharam o título. Em MG, após o empate por 1 x 1 no jogo de ida, o Galo venceu com tranquilidade o América Mg pelo placar de 3 x 0. Destaque para Bernard, o baixinho bom de bola do Atlético, que marcou duas vezes. Serginho completou o placar. O time de Cuca, que ganhou seu bicampeonato mineiro conta com bons nomes, como André, Pierre, Bernard, Danilinho, Réver... enfim, é um ano para finalmente o Atlético-Mg brigar lá em cima da tabela no Brasileirão!

No RS, o Internacional superou o drama de ser eliminado pelo Fluminense na Libertadores e  venceu o Caxias por 2 x 1, de virada. O jogo de ida havia empatado por 1 x 1. Mateus, um dos destaques da competição, abriu o placar para o Caxias. O Inter perdeu a chance de empatar de pênalti: Nei perdeu a cobrança. Porém logo depois Sandro Silva (que dizem estar indo para o São Paulo), empatou. E quem virou o jogo tinha de ser ele: Leandro Damião, um dos melhores camisas 9 do Brasil hoje. Além dele o Inter possui um elenco muito forte, assim como Santos e Flu, com D'alessandro, Oscar, Dátolo, Kléber... vai dar trabalho no Brasileiro!

Atlético Mg e Internacional levaram o título em MG e no RS
-

Mas a melhor das histórias do final de semana não aconteceu no Brasil. No penúltimo post, sobre os campeões pelo mundo, havia falado sobre o Campeonato Inglês. Bastava o Manchester City ganhar a última partida, jogando em casa, contra o Queens Park Rangers, que levaria a taça. O Manchester United, adversário na briga pelo título, ainda jogaria fora de casa, contra o Sunderland e era obrigado a ganhar. Na teoria, fácil para o City, mas na prática... a última rodada do Campeonato Inglês 2011/2012 se tornou uma das mais bonitas dos últimos tempos. O United fez sua parte, ganhou tranquilo por 1 x 0. Mas o City sofreu.  Até saiu na frente no 1° tempo, com um gol de Zabaleta, em uma falha do goleiro Kenny, mas foi no 2° tempo que tudo aconteceu. Logo aos 3min, Cissé empatou para o QPR, que um pouco depois ficou com um homem a menos: Barton foi expulso. O City foi a frente, mas não conseguia marcar, graças ao goleiro Kenny, que se redimia da falha do primeiro gol. E aos 21min, Mackie, em um contra ataque, colocou o Queens Park Ranges na frente, mesmo com um homem a menos. Roberto Mancini colocou Dzeko e Balotelli, mas Kenny continuava pegando tudo. O árbitro acabou dando 4min de acréscimos, e aos 47 Dzeko empatou de cabeça. Parecia tarde demais, mas no limite, aos 49min, Balotelli dominou na área, girou e encontrou Aguero, que bateu forte, marcando o gol do título! O QPR ainda conseguiu se livrar do rebaixamento devido a combinação de resultados e o Manchester City venceu o Campeonato Inglês, fato que não acontecia desde 1967/1968.

O Manchester City se tornou campeão Inglês após 44 anos, em uma última rodada espetacular

E que venha a final da Champions League, dia 19! E também o Brasileirão!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Quartas e quintas: bom futebol não vai faltar!

Neste meio de semana tivemos decisões importante na Libertadores e na Copa do Brasil. E a boa noticia é que daqui pra frente vai ser sempre assim. Bom jogos não irão faltar no meio da semana!

Na quarta, o Corinthians decidiu sua permanência na Libertadores contra o Emelec. No primeiro jogo, lá no Equador, houve um empate sem gols, que fez que com o Timão partisse pra cima no Pacaembu. Logo aos 7min, Emerson cruzou, Fábio Santos chegou dividindo com zaga e a bola acabou sobrando livre para o lateral marcar. Ainda no primeiro tempo, o volante Paulinho - talvez o principal jogador do Corinthians no ano - teve mais duas chances: na primeira, o goleiro Dreer fez uma grande defesa, e na segunda, o volante cabeceou uma bola na trave. Mas no 2° tempo não teve jeito: aos 19min, Chicão cruzou na área e Paulinho, de cabeça marcou o segundo. Sem nada a perder, o time equatoriano foi pra cima, porém de nada adiantou. E em um contra-ataque, Alex matou de vez o jogo: 3 x 0 para o Corinthians, que enfrentará o Vasco nas quartas.

Vasco que levou sufoco do Lanús! Após vencer semana passada por 2 x 1 em casa (placar sempre perigoso), o time argentino devolveu o placar em casa, levando a partida para os pênaltis. E o Vasco levou a melhor, convertendo as cinco cobranças: Felipe, Juninho, Carlos Alberto, Renato Silva e Alecsandro bateram muito bem. Romero foi quem errou pelo lado argentino: 5 x 4 e vaga assegurada, em um duelo que promete contra o Corinthians nas próximas semanas!

Corinthians e Vasco se enfrentarão nas próximas semanas pelas quartas de final da Libertadores

Na quinta, foi a vez do Santos decidir contra o Bolivar uma vaga nas quartas. No primeiro duelo, vitória do time boliviano por 2 x 1 em casa. Na Bolívia, o time santista reclamou muito da torcida adversária, que inclusive acertou uma laranja na cabeça de Neymar durante o jogo. Após a derrota, o craque santista disse: "na Vila eles vão ver..." E não deu outra! O Santos deu um show em casa e venceu por nada mais nada menos que 8 x 0. Resposta na bola! Desta vez o show não ficou só por conta de Neymar, mas sim do time todo. Aos 30min do 1° tempo o jogo já estava 4 x 0. Elano inaugurou a goleada com um chutaço de longe. Em seguida, Edu Dracena foi empurrado na área e Neymar marcou de pênalti. O 3° foi um golaço de Ganso. Após passe de três dedos de Neymar, o camisa 10 santista marcou de letra! Alan Kardec e Neymar (denovo) ampliaram ainda no 1° tempo.Elano, que abriu o placar no 1° tempo, abriu o do 2° também, com um belo gol, recebendo na área, tirando dois zagueiros do lance e tirando do goleiro. Em seguida, Ganso (de falta) e Borges (após receber passe do camisa 10) fecharam a maior goleada desta edição da Libertadores: 8 x 0. O Santos, grande favorito da competição, vai pegar o Vélez nas quartas.

Neymar e Ganso brilharam mais uma vez e o Santos goleou o Bolivar por 8 x 0. 

Ainda falando de Libertadores, o Fluminense bateu o Internacional, em casa, por 2 x 1 e garantiu a classificação, eliminando os colorados. Leandro Eusébio e Fred marcaram para o Flu, enquanto Leandro Damião deixou o dele pelo lado do Inter. O tricolor carioca vai pegar o Boca Juniors nas quartas. O time argentino conseguiu vencer o Union Espanhola fora de casa por 3 x 2, com show de Riquelme!

-

Na quarta e na quinta também tivemos Copa do Brasil. Na quarta, o Palmeiras podia até perder para o Paraná em casa, já que venceu em Curitba por 2 x 1, mas goleou. Mazinho, uma das caras novas do Verdão para o segundo semestre, brilhou e marcou os dois primeiros gols da equipe. Detalhe que o bom volante Marcos Assunção cruzou para o primeiro e fez a jogada para o segundo gol. De quebra, Mazinho ainda ajudou o meia Valdívia tirar um peso das costas. Jogada do camisa 28 pela esquerda, que cruzou. O Mago, de carrinho, empurrou para as redes e comemorou muito! Gol importante para ele, que sofre muito com seguidas lesões e não havia marcado ainda este ano. O rápido Maikon Leite (que na minha opinião rende mais quando entra no 2° tempo) ainda fechou o conta: 4 x 0. O Verdão vai pegar nas quartas o Atlético-PR, que eliminou o Cruzeiro.

Já na quinta, foi a vez do São Paulo entrar a campo, com uma missão mais difícil que a do Palmeiras. O tricolor paulista havia perdido por 1 x 0 para a Ponte Preta em Campinas no jogo de ida. E no Morumbi não começou nada bem... o volante Somália abriu o placar para a macaca, marcando um golaço! Ainda no 1° tempo, o São Paulo conseguiu virar. Casemiro, após cruzamento na área e Lucas, após um desentendimento da zaga e do goleiro da Ponte, marcaram. O time do Morumbi ainda precisava marcar mais um no 2° tempo para se classificar. Conseguiu. E o autor do gol não poderia ter sido outro: Luis Fabiano, ídolo do São Paulo, que começou na Ponte. De quebra, o camisa 9 ainda marcou seu 300° gol na carreira: 3 x 1 para o tricolor, que nas quartas vai encarar o Goiás.

Valdívia e Luis Fabiano comemoram seus gols: os dois times paulistas estão nas quartas da Copa do Brasil

E daqui pra frente ser assim. Só jogão! Meus palpites: na Libertadores, uma semifinal com Vasco x Santos, e outra com Universidad de Chile x Boca Juniors. 

Na Copa do Brasil, uma semi com Palmeiras x Grêmio, e outra com São Paulo x Coritiba. É esperar pra ver!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Finais pelo Brasil e pelo mundo!

Mais um final de semana chegou ao fim e alguns campeonatos pelo mundo a fora também. Aqui no Brasil, tivemos o primeiro jogo da final em quase todos os estados.

Na Itália, a Juventus se sagrou campeã do Cálcio ao bater o Cagiari por 2 x 0, fora de casa. Vucinic e Canini, contra, fizeram os gols. A Velha Senhora contou com a ajuda da Inter de Milão, que venceu o clássico contra o Milan por 4 x 2, com grande atuação de Diego Milito. O atacante argentino marcou três vezes (duas de pênalti), enquanto Maicon marcou o quarto gol. Pelo Milan, Ibrahimovic, artilheiro do Campeonato Italiano com 28 gols, foi o autor dos dois tentos rubro negros. A Juventus chegou aos 81 pontos e o Milan estacionou nos 77, faltando uma rodada para o término do Campeonato...

Para se tornar campeã, a Juventus contou com a ajuda da Inter, que venceu o clássico contra o Milan por 4 x 2

Já na Inglaterra, o Campeonato Inglês segue indefinido. Os líderes Manchester City e Manchester United venceram seus jogos no final de semana. A dupla segue com 86 pontos, mas o City está na frente pelo saldo de gols. Na última rodada, se vencer o Queen Park Rangers, o time de Roberto Mancini praticamente se torna o campeão - coisa que não acontece desde a temporada 1967/1968.

Já na Copa da Inglaterra, tivemos a final no sábado, com Liverpool x Chelsea. E o brasileiro Ramires continua decisivo. Depois de marcar contra o Barcelona na semana passada, o volante marcou o primeiro gol dos Blues, ainda no 1° tempo. Drogba, sempre oportunista, ampliou no começo do 2°. O atacante Carroll, ado Liverpool, ainda teve tempo para ser um dos personagens do jogo. Ele diminuiu aos 19min e fez os Reds renascerem. E aos 37min, o próprio Carroll protagonizou o lance mais polêmico da partida. Após cruzamento de Suarez, o camisa 9 subiu muito e cabeceou. Cech fez uma defesa incrível, porém ficou a dúvida se a bola já havia ou não ultrapassado a linha. O árbitro apenas mandou o jogo seguir: 2 x 1 para o Chelsea, campeão da Copa da Inglaterra. A equipe inglesa ganha uma moral e tanto para a disputa da final da Champions League, dia 19 de Maio.

O Chelsea venceu a Copa da Inglaterra ao bater o Liverpool por 2 x 1 na grande final

Não podemos esquecer também do Campeonato Espanhol, que foi decidido no meio da semana passada. Por sinal, a temporada 2011/2012 ficará na história. Messi e Cristiano Ronaldo deram show a parte. Faltando ainda uma rodada para o término da competição, o argentino já têm 50 gols, enquanto o português vêm atrás, com 45. Recordes e mais recordes quebrados. Apesar da campanha sensacional do Barça, o Real Madrid se tornou o grande campeão ao bater o Athletic Bilbao por 3 x 0 fora de casa. O Barcelona, apesar de mais um show de Messi - que marcou sete vezes nos últimos dois jogos - ficou pelo caminho em mais uma competição este ano. Na próxima temporada, o técnico supercampeão Guardiola não treinará mais a equipe...

O Real Madrid comemora seu 32° Campeonato Espanhol

Já aqui no Brasil, os Estaduais de SP e RJ praticamente foram decididos já nas primeiras partidas das finais.

Jogando no Morumbi, o Santos venceu fácil o Guarani pelo placar de 3 x 0. O Bugre começou bem no jogo, mas assim que resolveu impor seu ritmo, o Peixe conseguiu marcar seus gols. Ganso, num belo chute de fora da área abriu o placar no 1° tempo. Já no 2°, quem decidiu mais uma vez foi Neymar. O craque santista marcou dois gols, chegou a 104 com a camisa do santos, se igualando a Serginho Chulapa e João Paulo como o maior artilheiro santista pós Pelé. Semana que vêm o Bugre terá uma missão quase impossível pela frente. O próprio técnico Vadão admitiu após o jogo que o Santos tem 99% de se tornar campeão paulista.

No Engenhão, Fluminense x Botafogo fizeram o primeiro jogo da final carioca. O Botafogo ainda não havia perdido este ano, porém perdeu na hora errada, e ainda sofrendo uma goleada do Flu: 4 x 1. E foi o Fogão quem saiu na frente, com Renato, aproveitando rebote da zaga e chutando forte de fora da área. Ainda no 1° tempo, Fred marcou um golaço de bicicleta, empatando o jogo. No 2°, quem brilhou foi Rafael Sóbis. O atacante do Flu marcou duas vezes, aproveitando o homem a mais (o lateral Lucas do Botafogo foi expulso). No final do jogo, ainda deu tempo para o garoto Marcos Junior ampliar ainda mais a vantagem do Fluminense para semana que vêm, onde o Botafogo terá uma missão muito difícil pela frente.

Santos e Fluminense estão com uma mão na taça

Semana que vêm teremos mais campeões. Se der a lógica, Manchester City no Campeonato Inglês, Santos no Campeonato Paulista e Fluminense no Carioca erguerão a taça. Será que teremos alguma zebra? Semana que vêm a resposta!